Nova Trento: cem mil pessoas devem comemorar a canonização de Madre Paulina

16/05/2002 - 21h54

Florianópolis, 16 (Agência Brasil - ABr) - Uma estrutura especial de socorro médico foi montada pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina para atender os cerca de 100 mil visitantes que estão sendo esperados em Nova Trento, para comemorar a canonização de Madre Paulina, que será realizada neste domingo (dia 19), em Roma.

Os atendimentos serão feitos em três barracas, por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e em duas Unidades de Tratamento Intensivo ( UTI ) móveis. Um helicóptero estará disponível para o transporte dos pacientes com problemas mais graves, que serão encaminhados aos hospitais da região, inclusive de Florianópolis, onde as equipes vão estar de sobreaviso. Uma ambulância de resgate da Polícia Rodoviária Federal ficará na BR 101, em Tijucas. O Hospital de Nova Trento recebeu material enviado pela Secretaria, como gaze, esparadrapo e remédios, e realizará atendimentos de emergência pelo SUS.

Mais de cem barracas de ambulantes já estão montadas, e muitos esperam faturar com a venda de comidas e lembranças da primeira santa brasileira. O turismo religioso responde por cerca de 80% da economia de Nova Trento. Os hotéis estão lotados, e a opção é tentar vaga nas cidades vizinhas. A Polícia Militar inicia amanhã uma operação para garantir a segurança dos fiéis, com apoio das Polícias Civil e Rodoviárias Federal e Estadual.

A cerimônia de canonização será transmitida ao vivo, às 4h30, e poderá ser acompanhada em três telões instalados no Santuário de Madre Paulina, onde às 10h30 será celebrada missa solene campal. Também estão programadas apresentações culturais e da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, além de missas, de hora em hora.

- Andréa Quintiere -