Jornalista inglês fala sobre o risco da profissão

10/06/2002 - 21h42

Brasília, 10 (Agência Brasil - ABr) - "O jornalismo é uma profissão de risco porque os repórteres não atuam em uma zona neutra, mas em uma área permeada por conflitos de valores em que eles precisam manter o equilíbrio entre seus privilégios e suas responsabilidades", analisou o jornalista inglês e o ex-deputado do Parlamento Britânico, Martin Bell, na abertura do fórum "Jornalismo Político e a Imagem Legislativa", nesta tarde, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Câmara dos Deputados.

Martin Bell foi correspondente internacional da British Broadcasting Corporation (BBC) durante 33 anos, cobrindo 13 guerras, como no Vietnã e na Bósnia. Em 1992, ele foi ferido em Sarajevo, na extinta Iugoslávia, tornando-se mundialmente famoso. Outro fato que aumentou a popularidade do jornalista foi a decisão de concorrer a uma vaga na Câmara dos Comuns, em 1997, para combater e denunciar o esquema de corrupção de um político adversário no Parlamento Britânico.

"Descobri que, tanto na política como no jornalismo, prevalece uma lógica excludente, em que sempre deve haver um vencedor e um perdedor. Também pude perceber que a imprensa quer, muitas vezes, salientar as disputas e os desacordos entre os políticos, ao invés de destacar a colaboração entre eles", disse o jornalista, que concluiu; "mesmo assim, não perdi a esperança em uma prática política que seja como uma arte capaz de transformar o impossível em possível".

O ex-parlamentar inglês também demonstrou solidariedade pela morte do colega brasileiro Tim Lopes, que foi assassinado por traficantes no Rio de Janeiro. "Quando isso acontece, toda a sociedade perde, e não apenas os setores da imprensa", afirmou. Antes do início da palestra, os participantes dedicaram um minuto de silêncio à memória de Tim Lopes.

O fórum contou ainda com a presença do diretor da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília (UnB), Murilo Ramos, que apresentou a palestra de Martin Bell, e do editor da revista Imprensa, Sinval Leão. O evento está sendo transmitido em vídeo-conferência para as Assembléias Legislativas do Mato Grosso, Tocantins e Roraima, e prossegue nesta terça e quarta-feira com palestras de outros jornalistas.