Ministro abre seminário internacional de design

10/06/2002 - 21h54

Brasília, 10 (Agência Brasil - ABr) - O governo promoverá, a partir da próxima semana, seminário em parceria com o setor privado para a promover a marca de qualidade do produto brasileiro. A informação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, em palestra de abertura do II Seminário Internacional de Design Brasil/Itália, aberto hoje no Blue Tree Park.
Amaral acentuou que Sebrae e BNDES apóiam as empresas para o desenvolvimento de produtos acabados, com características de design capazes de valorizar o preço de exportação.

O ministro destacou a parceria acertada com o ministro do Comércio Exterior da Itália, Adolfo Urso, para que empresas brasileiras e italianas trabalhem juntas no processo de integração de mútuo interesse, com o desenvolvimento da produção e do marketing para exportação, especialmente na área de calçados, móveis e na agroindústria. "Vamos fazer seminários e encontros empresariais visando o desenvolvimento da qualidade e do marketing dos produtos potenciais no país".

O seminário é importante para o Brasil porque estamos "construindo o consenso de que é imperativo exportar mais e melhor, nessa arrancada que significa a segunda etapa da política externa brasileira", afirmou o ministro. A primeira foi no início dos anos 90, quando o país teve que voltar a importar para desenvolver sua economia. Amaral defende que o produtor nacional precisa abandonar a idéia de exportar matéria prima, pois "corremos o risco de, depois, ter que comprar os produtos acabados, a preço caro, manipulados em outros países. E, ao exportar, temos que desenvolver nossas marcas e cuidar da apresentação e do design, para que elas sejam melhor aceitas no mercado internacional", disse Sérgio Amaral.

O II Seminário Internacional de Design foi organizado pela Embaixada da Itália e contará com palestras de profissionais de peso do design nacional e internacional, entre arquitetos, estudantes, industriais e empresários, visando o intercâmbio cultural e tecnológico nessa área.
Semana passada, a Embaixada da Itália promoveu a exposição "Il Compasso d'Oro" com grande sucesso de público. A mostra reuniu 32 objetos que receberam o prêmio "Compasso d'Oro", conceituado prêmio europeu de Design, criado em 1954 na Itália, e patrocinado pela "La Rinascente", centro das idéias inovadoras da época. Este ano, a embaixada trouxe peças da coleção permanente da Galeria do Design e da Decoração do Centro Legno Arredo Cantú, importante centro de design italiano.