Governo do Rio interdita a venda do palmito Guajara

15/08/2002 - 21h36

Rio, 15 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Leoncio Feitosa, determinou hoje a interdição e suspensão da venda e do uso do lote 02875 do palmito de açaí em conserva, da marca Guajara, fabricado em 30 de janeiro deste ano, com data de vencimento em 29/01/05. O produto foi fabricado pela Hamex Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, situada em Belém (PA).

A medida se deve ao resultado da análise de amostra do produto pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. Segundo o laudo, o PH da amostra é de 4,68 acima do limite de 4,5 estabelecido pela norma brasileira. Isso significa que o produto analisado não tem a acidez necessária para impedir o desenvolvimento da bactéria clostridirium botulinum, produtora da toxina causadora do botulismo, doença grave que pode levar à morte.

Os estabelecimentos de comércio e manipulação de alimentos em funcionamento no Estado do Rio deverão retirar o produto com aquele número de lote da exposição ao consumidor. As vigilâncias sanitárias municipais farão as inspeções para verificar o cumprimento da determinação, que deverá ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.