Zezé Mota anuncia site de atores negros

27/08/2002 - 19h40

Rio, 27 (Agência Brasil - ABr) - Um catálogo para atores brasileiros afro-descendentes no mundo. É assim que funcionará o site do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro ( www.cidan.org.br), que está sendo lançado hoje na Casa de Cultura Laura Alvim, com nova versão, em inglês e francês. O anúncio do banco de dados, pioneiro no gênero na internet, será feito pela atriz Zezé Motta.

Para ampliar a inserção do artista negro no mercado, Zezé Motta lança também a versão em CD-ROM do catálogo, que será distribuída, gratuitamente, no Brasil, em países da Europa e nos Estados Unidos. A tiragem do CD-ROM é de 3 mil unidades. Toda a iniciativa tem patrocínio da Fundação Ford e da Fundação Príncipe Claus, da Holanda. Atualmente, há quase 400 artistas cadastrados no Cidan.

Longe das câmeras, Zezé Motta vem exercendo papel fundamental para a expansão do mercado para atores afro-descendentes. Fundadora e presidente do Cidan, Zezé Motta realiza o trabalho, sem fins lucrativos, desde 1984. Em 1999, o Cidan ganhou sua primeira página na Internet. Agora, com as versões em inglês e francês, o site passa a atender a demanda de produtores internacionais que buscam atores afro-descendentes para produções culturais.