Estande do Brasil é uma das principais atrações em Johannesburgo

01/09/2002 - 19h29

Brasília, 1 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 45 mil pessoas já visitaram o estande do Brasil na Ubuntu Exhibition, um evento paralelo à Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, que está sendo realizada em Johannesburgo, na África do Sul. O estande, batizado de "Os Cinco Sentidos do Desenvolvimento Sustentável", foi inaugurado no sábado passado, dia 24 de agosto. É uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e tem o objetivo de exibir práticas importantes de desenvolvimento sustentável que têm sido promovidas no Brasil nos últimos dez anos.

O estande brasileiro tem mais de 193 metros quadrados e reúne 12 iniciativas do governo, ONGs e empresas na área de desenvolvimento sustentável. No totem que apresenta o trabalho das ONGs estão sendo passadas informações sobre a atuação de entidades com o trabalho reconhecido no Brasil, como o World Watch Institute, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e o Instituto dos Estudos da Religião (Iser).

O estande brasileiro já recebeu a visita de vários representantes da delegação brasileira que transformaram o estande num ponto de encontro para troca de informações importantes sobre as últimas decisões na cúpula.

Diariamente, no local, são produzidos, em média, 1500 biscoitos de castanha. Fabricados quatro vezes ao dia, os "Amazon Cookies" , biscoitos criados especialmente para o evento, são uma das principais atrações do Ubuntu Exhibition. Para fabricá-los, foram importados do estado brasileiro do Acre, 400 kilos de castanha da Cooperativa Mista de Produção Agropecuária e Extrativista dos Municípios de Epitaciolândia e Brasiléia.

Além do Brasil, outros 100 países estão representados no Ubuntu Exhibition, que está situada na Aldeia de Ubuntu, que engloba uma área de 5 mil metros quadrados. A exposição também está sendo chamada de Aldeia Global, onde as melhores práticas de desenvolvimento sustentável realizadas no planeta estão sendo mostradas ao público.