José Abrão entrega relatório da reforma agrária ao Papa João Paulo Segundo

18/09/2002 - 21h50

Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, José Abrão, entregou hoje ao papa João Paulo II, em Roma, relatório das atividades do MDA nos últimos sete anos e meio. Em seguida, acompanhado pelo presidente do Incra, Sebastião Azevedo, e o secretário de Reforma Agrária, Edson Vismona, o ministro reuniu-se com o monsenhor Gianpaolo Crespaldi, diretor do Conselho Pontifício de Justiça e Paz do Vaticano. José Abrão ressaltou o esforço do governo brasileiro para eliminar a violência no campo, ampliar a qualidade de vida do agricultor familiar e desenvolver ações que levem à autonomia dos trabalhadores rurais assentados.

José Abrão ainda vai se encontrar com o ministro italiano das Políticas Agrícolas e Florestais, Giovani Allemano, para tratar de programas do governo brasileiro, como o de Agências Regionais de Comercialização, visando ampliar o mercado da produção agrofamiliar naquele continente europeu. "Há um espaço importante a ser ocupado pelo produto brasileiro na Europa, especialmente por aqueles que não competem com os que são produzidos nos países da comunidade européia, como frutas tropicais e outros, agroextrativistas, só encontrados na Amazônia" – afirmou o ministro Abrão.

Ontem, o ministro Abrão visitou a diretora do Departamento da América Latina, do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Raquel Teña Montenegro. O ministério mantém, em parceria com o Fida, o Projeto Dom Hélder Câmara, que atende 75 mil assentados do Semi-árido Nordestino.

Os planos de ação do MDA para fomento à comercialização incluem, no último trimestre do ano, a intensificação de contatos com órgãos de regulamentação e certificação dos produtos na Europa, com o objetivo de adequar a documentação agrofamiliar brasileira ao mercado europeu. Uma comissão formada pelo Secretário de Reforma Agrária, Edson Vismona, o coordenador geral do Programa Arcos, Renato Coimbra, o Chefe de Gabinete, Antônio Carlos Silva e o presidente da Arco/BR, Zeferino Sanches, já começou a trabalhar nesse sentido.

Ainda fazem parte dos planos de ação do Ministério a captação de recursos para habilitar tecnológicamente o agricultor familiar e beneficiário da Reforma Agrária. O ministro José Abrão conversou sobre a possibilidade de apoio internacional para essa área com o diretor Geral do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura, Jacques Diouf, ontem (17/9). "Foi grande a receptividade por parte da FAO para o assunto" – disse o ministro.