PM é acionada para conter tumulto em presídio de São Luís

16/01/2014 - 17h07

Alex Rodrigues e Mariana Jungmann
Repórteres Agência Brasil

Brasília – Um princípio de tumulto voltou a ocorrer no início desta tarde, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) do Maranhão, soldados da Polícia Militar e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) foram acionados e conseguiram conter a ação de presos de um dos blocos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ). Ainda de acordo com a Sejap, a situação já foi contornada e, neste momento, o clima no local é tranquilo.

Homens da Força Nacional estão posicionados em pontos estratégicos do presídio desde 24 de outubro de 2013.  Segundo o governo estadual, eles não atuaram na contenção do tumulto de hoje (16), porém podem ser acionados a qualquer momento. A presença da Força Nacional continuará até 23 de fevereiro deste ano.

Maior estabelecimento prisional do estado, o Complexo Penitenciário de Pedrinha abriga os principais líderes das duas facções criminosas que disputam o controle de tráfico de drogas no estado. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao menos 60 presos foram mortos no interior do complexo em 2013. 

Segundo as autoridades estaduais, partiu do interior de Pedrinhas a ordem para os ataques a ônibus, delegacias e policiais da Região Metropolitana de São Luís registrados no fim do ano passado e começo de 2014. Na noite do último dia 6, cinco ônibus foram incendiados na capital. Em um dos ônibus, Cinco pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas a menina Ana Clara Santos Sousa, de 6 anos, que teve queimaduras em 95% do corpo e morreu.

O governo maranhense negou, por meio da assessoria de imprensa, que detentos do Presídio Pedrinhas estejam fazendo greve de fome. O que está ocorrendo, segundo o governo, é que alguns presos estão se recusando a comer a marmita oferecida pelo sistema penitenciário, mas têm se alimentado de comida levada pelos parentes.

 

Edição: Aécio Amado//Texto atualizado às 17h50

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil