Forte calor aumenta problema de falta de água em diversos locais do Rio

07/01/2014 - 19h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O forte calor que atinge todo o território fluminense tem contribuído para o problema de falta d'água em vários pontos do Rio. Na capital do estado, a zona oeste é a que mais tem registrado casos de reclamações, informa a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Segundo a Cedae, os problemas são pontuais e englobam também municípios da Baixada Fluminense, onde há ocorrências isoladas de ruas e casas sem água. Municípios da Região dos Lagos também têm sofrido com a situação e, em alguns bairros dessas cidades, caminhões-pipa têm feito abastecimento de água.

De acordo com a Cedae, os problemas ocorrem nesta época do ano pelo aumento do consumo de água, que, em alguns pontos, varia de 30% a 200%. A assessoria da companhia disse que a situação é agravada devido a vazamentos, ligações clandestinas, entupimentos de tubulações e até mesmo por muitos moradores não terem reserva de água. A Cedae informou ainda que os reparos são feitos à medida que a população entra em contato com a empresa e comunica o problema.

O presidente da Cedae, Wagner Victer, reiterou que a falta d'água não é em grande escala e não atinge bairros inteiros. "Estamos com problemas pontuais. O volume de ocorrências que estamos registrando neste ano é bem inferior ao do ano passado", disse.

Para solucionar os problemas de abastecimento na zona oeste do Rio, a empresa está investindo cerca de R$  200 milhões para a construção de quatro reservatórios com capacidade para 30 milhões de litros, que devem ser entregues em agosto de 2015. A obra beneficiará mais de 600 mil habitantes, principalmente dos bairros de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Santíssimo, Campo Grande e Bangu.

Em nota, a Cedae informou que “o projeto também inclui a construção dos reservatórios do Outeiro e Jacarepaguá, com capacidade para 20 milhões de litros cada, e a reforma do Reservatório de Reunião”.

Já na Região dos Lagos, a falta d'água afeta alguns bairros dos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Búzios, que estão sendo atendidos por caminhões-pipa até todo o serviço ser normalizado. A Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento na região, informou, em nota, que aumentou o fornecimento de água em 20% por causa do ao verão, mas que "o rompimento de uma de suas principais tubulações, no dia 31 de dezembro, prejudicou a regularidade do fornecimento de água, que está sendo retomado gradativamente". Ainda de acordo com a concessionária, a região recebeu mais de 2 milhões de pessoas neste final de ano, o que comprometeu o fornecimento de água. 

Em Araruama e Saquarema, também na Região dos Lagos, a situação não é diferente. A concessionária Águas de Juturnaíba, que atende aos dois municípios, informou que algumas partes altas e pontas de rede estão com o abastecimento prejudicado, devido à "temperatura elevada e à alta demanda". Segundo a empresa, o fornecimento de água está sendo regularizado.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil