Temperatura sobe e aciona sistema de combate a incêndio em shopping do Rio

03/01/2014 - 17h43

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Moradores do Rio de Janeiro e turistas que visitam a cidade estão sofrendo com o calor. Hoje (3), por volta das 14h, a temperatura atingiu 39,5 graus Celsius (°C) em Xerém, na Baixada Fluminense, mas a sensação térmica alcançou os 50°C. “No momento deste pico de temperatura a umidade relativa do ar estava 68% e tivemos uma sensação térmica maior”, explicou à Agência Brasil, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marlene Leal.

As praias estão cheias e até quem foi ao Shopping Leblon, na zona sul do Rio, sofreu com a temperatura. Por causa do forte calor, o sistema de sprinklers, localizado no teto de vidro do shopping, foi acionado automaticamente. Segundo a assessoria do shopping houve um pequeno escoamento de água durante dois minutos. “A situação foi contornada em dez minutos. O aparelho utilizado para prevenção de incêndio é acionado automaticamente em caso de altas temperaturas”, explicou a assessoria do centro de compras.

A meteorologista informou que há uma massa de ar quente e seco predominando no país, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste; parte das regiões Norte e Centro-Oeste; e em uma área da Região Sul. Segundo Marlene Leal, a temperatura deve permanecer elevada no fim de semana.

Segundo a meteorologista, uma massa de ar está bloqueando a frente fria que se desloca do Sul do país. Como o Rio de Janeiro está sob o efeito da massa de ar quente, a temperatura deve permanecer elevada no fim de semana, apesar da previsão de chuva. “Na capital, a condição de chuva é a típica de verão, em bairros das zonas oeste e norte. A chuva mais forte no estado deve ser no litoral sul, na região de Resende, Médio Paraíba, Costa Verde e Seropédica, na região metropolitana”, contou.

Para a meteorologista da Clima Tempo, Aline Tochio, a temperatura elevada é comum nesta época do ano, e desde o início da semana havia a previsão de que podia chegar aos 40 °C no Rio. “No fim de semana haverá um pequeno alívio, mas na segunda-feira [a temperatura] volta a entrar em elevação. Na quinta-feira da semana a gente deve ter de novo a temperatura batendo nos 40 °C”, estimou.

A meteorologista disse que no ano passado o recorde de temperatura também foi nesta época do ano. “Foi no dia 8 de janeiro e deu 40,9 °C no termômetro oficial do Inmet. Foi o recorde de 2013”, revelou.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil