Cartilha lista destinos de turismo rural para atrair turistas brasileiros e estrangeiros

30/12/2013 - 14h15

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma cartilha com dez sugestões de destinos para turismo rural nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste foi lançada pelo Ministério do Turismo a fim de atrair turistas brasileiros e estrangeiros para o meio rural. Os passeios ao ar livre, as comidas regionais e o contato com os animais e com o modo de vida do campo são apresentados como atrativos na cartilha que tem textos com versões em inglês e espanhol.

O gerente de projetos da Coordenação-geral de Programas de Incentivo à Viagens, do Ministério do Turismo, Cristiano Araújo Borges, explica que os roteiros do turismo no campo ainda tem comercialização restrita e atraem principalmente os brasileiros, por isso é importante investir na divulgação também aos estrangeiros. São as belezas naturais do Brasil que mais atraem este público, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo.

O interesse de brasileiros e estrangeiros pela natureza aliado aos 4 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar mapeados no país contribuem para a oferta do turismo no meio rural. Segundo Cristiano Araújo quem procura este segmento busca principalmente vivenciar a experiência da vida no campo. “O turista que vai para o meio rural não está tão interessado em conforto, o foco é vivenciar o modo de vida rural, a forma como o campesino vive, portanto ele busca uma estrutura de mais simplicidade”, avalia.

Os destinos sugeridos na cartilha são Ilhéus (BA), Cabaceiras (PB), Gravatá (PE), Venda Nova do Imigrante (ES), Vale do Café, em Vassouras (RJ), Circuito das Frutas, em Jundiaí (SP), Região da Uva e do Vinho, em Bento Gonçalves (RS), Gramado (RS), Serra Catarinense, em Lages (SC), e Acolhida na Colônia, em Santa Rosa de Lima (SC).

Edição:  Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil