Presidente da Câmara de Buenos Aires decreta "emergência" energética

29/12/2013 - 10h10

Da Agência Brasil*

Buenos Aires – O presidente da Câmara, Mauricio Macri, decretou na noite desse sábado (28) estado de “emergência” energética na capital argentina pelos constantes cortes de fornecimento que deixaram milhares de pessoas sem luz nem água, em meio à pior onda de calor em quatro décadas.

Macri informou aos jornalistas que a administração local tem distribuído água potável à população, reforçado as equipes de emergência médica e reduzido ao máximo o consumo de energia nos órgãos públicos. “Esperamos propostas concretas do governo nacional”, disse o presidente da Câmara.

Governo e oposição pediram a apuração de responsabilidades pelos constantes cortes de fornecimento de energia que ocorrem em Buenos Aires e sua área metropolitana há duas semanas, quando começou a onda de calor.

Com altas temperaturas e sem energia, muitos populares voltaram a bloquear estradas e autoestradas como forma de protesto. Pelo menos três pessoas já morreram em consequência da onda de calor que atinge o Centro e o Norte do país.

O Serviço de Meteorologia prevê que a onda de calor deverá se manter até o último dia de 2013 e manteve o alerta vermelho para a capital e entorno, onde vivem cerca de 15 milhões de pessoas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto