Capitania dos Portos aprova balsas para queima de fogos no réveillon no Rio

27/12/2013 - 15h58

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As 21 balsas com os fogos de artifício que serão usados nos shows pirotécnicos do réveillon nas praias de Copacabana e do Flamengo, na zona sul, e de Icaraí, em Niterói, foram aprovadas pela Capitania dos Portos. A última vistoria foi feita hoje (27). Só em Copacabana, onde haverá 24 toneladas de fogos, serão 16 minutos de espetáculo.

De acordo com o capitão dos Portos, comandante de mar e guerra Fernando Cozzolino, a autoridade marítima iniciou a fiscalização no dia 28 de novembro. “No dia de hoje, as balsas estão com tudo caminhando dentro do previsto. Nos dias 29 e 30, vamos posicionar o sistema de fundeio das balsas, e no dia 31, a partir de 7h, elas serão deslocadas para Copacabana, para o Flamengo e para Icaraí, para a posição final. Lá, faremos uma vistoria do sistema de fundeio.”

O planejamento deste ano é que até as 18h do dia 31 esteja tudo pronto para o show à meia-noite. Cozollino informou que a Capitania dos Portos adotou este ano novas medidas para aprimorar a segurança. “Este ano, montamos um centro de coordenação com os bombeiros, para integrar o serviço dos dois órgãos e otimizar os recursos. E a segunda novidade é organizar melhor os barcos de esporte e recreio que comparecem ao evento para ver o show no mar. Vamos separar os mais velozes e maiores dos menores, para evitar qualquer tipo de acidente.”

O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, informou que a vistoria da parte dos fogos será feita segunda-feira (30). “É fundamental essa parceria com a capitania, é um trabalho que garante a segurança. Estamos nos reunindo desde novembro, e isso vem até a data de hoje, quando foram liberadas finalmente as balsas, toda a parte naval. Só falta fazer a vistoria final da parte de explosivos, que será feita segunda-feira pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.”

Mello adianta que o show de fogos terá toques de romantismo. “Vamos ter um momento, nos fogos musicados, em que a música dá uma caída, aí vem um beijo em Copacabana, vem como se fosse um smack. Quando sair esse beijo, vão aparecer 100 corações na Praia de Copacabana para brindar esse réveillon do amor.”

De acordo com o secretário, os hotéis de Copacabana estão com 95% de ocupação e devem chegar a 100% até o dia 31.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil