Capitania dos Portos do Rio se prepara para show de fogos na orla

26/12/2013 - 12h16

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os preparativos para a queima de fogos nas praias de Copacabana e do Flamengo, na zona sul, e em Icaraí, em Niterói, estão dentro do prazo. De acordo com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), a Operação Réveillon 2013/2014 começou no dia 28 de novembro e envolve também o Corpo de Bombeiros do estado, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, a Empresa de Turismo do Município (Riotur), a Niterói - Empresa de Lazer e Turismo S/A (Neltur) e as empresas responsáveis pelo show pirotécnico.

Este ano, serão posicionadas 11 balsas em Copacabana, cinco no Flamengo e cinco em Icaraí, a 400 metros da orla, levadas por 14 rebocadores. São esperados, só em Copacabana, nove navios de cruzeiro e cerca de 250 embarcações de turismo, lazer e esporte náutico. A organização e fiscalização da frota fica a cargo da Capitania dos Portos, que também fará amanhã (26) uma vistoria nas balsas dos fogos, antes da movimentação para os locais dos espetáculos.

Os barcos serão separados por tamanho. Os maiores ficarão na área mais próxima da entrada da baía e os menores perto do Forte de Copacabana, com uma área de refúgio para o caso de mau tempo. Os navios de cruzeiro serão posicionado atrás dos demais.

A operação da CPRJ envolve um helicóptero, um navio-patrulha, um aviso de patrulha, cerca de 20 embarcações menores e 110 militares. A novidade será a montagem de um Centro de Coordenação da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros, a bordo de um navio-patrulha, com o objetivo de coordenar as ações de salvaguarda.

A montagem dos três palcos para os shows na Praia de Copacabana também está adiantada. O palco principal está na altura do Hotel Copacabana Palace, os outros ficam perto da Rua Santa Clara e no Leme. Estão programadas mais de 20 atrações, entre elas Nando Reis, Lulu Santos, Carlinhos Brown e Beth Carvalho. São esperadas 2,3 milhões de pessoas para o réveillon em Copacabana.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil