Preço da gasolina fica estável em 2014, diz Banco Central

20/12/2013 - 9h06

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O preço da gasolina deve subir 5,4%, este ano, e ficar estável, em 2014, de acordo com projeção do Relatório de Inflação, divulgado hoje (20), pelo Banco Central (BC). 

O BC também projeta aumento de 6,2% nos preços do botijão de gás e queda de 0,9% nas tarifas de telefonia fixa e de aproximadamente 16% nos preços da eletricidade, em 2013. 

Para o próximo ano, a estimativa é estabilidade nos preços do botijão de gás e da telefonia fixa. No caso da eletricidade, a estimativa é aumento de 7,5%.

Mesmo com a alta do preço da gasolina e do botijão de gás, a projeção para a variação do conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados caiu de 1,8% para 1,3%, este ano. De acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, essa redução ocorreu porque outros itens dos preços administrados tiveram queda, mas não são divulgadas projeções específicas, como a de reajuste de planos de saúde no relatório. Para 2014, a estimativa é 4,5% de aumento dos preços administradas, a mesma divulgada anteriormente.

Edição: José Romildo//Atualizada às 14h para acréscimo de informações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à 
Agência Brasil