Segunda prévia de dezembro do IGP-M tem inflação de 0,54%

18/12/2013 - 9h01

Vitor Abdala

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,54% na segunda prévia de dezembro. A taxa é mais alta do que a observada na segunda prévia de novembro (0,3%). Segundo a Fundação Getulio Vargas, o IGP-M acumula taxa de 5,45% em 12 meses.

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP). É medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

A alta foi puxada tanto pelos preços no atacado quanto no varejo. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que mede a variação no atacado, passou de 0,22% na prévia de novembro para 0,56% na prévia deste mês.

Já o subíndice de Preços ao Consumidor, que mede a variação no varejo, subiu de 0,55% em novembro para 0,62% neste mês. A principal contribuição para o aumento da taxa partiu do grupo transportes (que passou de 0,12% para 0,51%), com destaque para a alta da gasolina, que passou de uma deflação (queda de preços) de 0,28% para uma inflação de 1,58%.

O subíndice de Custo da Construção teve um leve recuo, ao passar de 0,27% para 0,26%. A segunda prévia do IGP-M é calculada com base em preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à 
Agência Brasil