Brasil vai contratar empresa para gestão de aeroportos regionais

18/12/2013 - 13h51

Paulo Victor Chagas       
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse que está em estudo a contratação de uma empresa para auxiliar a reforma da estrutura e a gestão de aeroportos regionais no Brasil. A presidenta confirmou também a construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo.

Ao dizer que esses aeroportos requerem “necessariamente investimento público”, a presidenta informou que quer contratar um “grande administrador de aeroportos” para “dar um salto na gestão”. Além dos regionais, Dilma disse que entrariam no mesmo pacote aeroportos como o de Curitiba e o de Porto Alegre.

“Nós estamos muito interessados em uma proposta de construir algo como uma Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] Serviços, de fazer uma associação. Não no sentido do patrimônio, porque não é esse o interesse das empresas”, acrescentou.

De acordo com a presidenta, como são aeroportos de pequeno porte, não há a viabilidade de serem privatizados. “Esses aeroportos não têm rentabilidade para serem privatizados, eles não dão a rentabilidade necessária.”

“A Secretaria de Aviação Civil contratou o Banco do Brasil, que está nos ajudando a fazer o estudo de todos os aeroportos. Nós vamos licitar pátio, pista e terminal de vários pequenos aeroportos”, disse.

Segundo ela, essa licitação vai mudar “a estrutura regional dos aeroportos”. Como a quantidade a ser licitada é grande, Dilma disse que o estudo será feito em etapas.

A presidenta também informou que “possivelmente” São Paulo terá um terceiro aeroporto. “Nós vamos liberar a questão de ter três aeroportos em São Paulo, mas não está claro ainda quando vai ser. Vai ser rápido, não sei ainda.”

A presidenta respondeu a perguntas durante café da manhã que promoveu nesta manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil