Filme de animação brasileiro pré-selecionado para o Oscar abre Mostra Cinema e Direitos Humanos

17/12/2013 - 18h28

 

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil 

Rio de Janeiro - A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega hoje (17) à capital fluminense. Até o próximo domingo (22) serão exibidos na Caixa Cultural, com entrada franca, 38 filmes da mostra competitiva – de longas, médias e curta-metragens - e da mostra paralela. A mostra foi aberta no dia 26 de novembro com exibição de filmes, de forma alternada, nas 27 capitais e em cidades do interior.

O filme de animação Uma História de Amor e Fúria, com direção e roteiro de Luiz Bolognesi, abriu, às 18h, a programação carioca da mostra, juntamente com o curta A Onda Traz, o Vento Leva, de Gabriel Mascaro. Lançado em abril deste ano, Uma História de Amor e Fúria é um dos bem-sucedidos filmes brasileiros do gênero, com vários prêmios em sua curta carreira. Em junho, ganhou o prêmio de melhor animação no Festival de Annecy, na França, competição que ocorre desde 1960 e considerado o Cannes do gênero.

Um dos 19 filmes de animação pré-selecionados para disputar o Oscar da categoria, na premiação marcada para o dia 2 de março de 2014, Uma História de Amor e Fúria retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa percorre quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

O filme de abertura é um dos dois de animação na mostra competitiva do festival. O outro é o curta Maio, Nosso Maio, de Farid Abdelnour, que procura resgatar, de forma leve e descompromissada, o sentido original do Dia do Trabalhador.

Entre mais de 150 inscrições, a curadoria da mostra competitiva escolheu 24 filmes – 13 longas, sete médias e quatro curtas. “A maior parte dos filmes selecionados é constituída de documentários. E isso se dá não apenas por causa das temáticas ligadas aos direitos humanos, mas porque os documentários são o grande destaque da produção recente da cinematografia brasileira”, disse um dos curadores, Daniel Nolasco.

Além da produção brasileira, integram a mostra competitiva quatro filmes de outros países sul-americanos: Insurgentes (Bolívia), Sibila (Chile-Peru), Ilegal.co. (Colômbia) e O Prisioneiro (Venezuela). O fortalecimento da educação e da cultura, o respeito às diversidades e o exercício da cidadania são o ponto em comum das produções selecionais, tanto nacionais como estrangeiras.

A programação completa está disponível no site www.sdh.gov.br/mostracinemaedireitoshumanos . A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no Centro do Rio.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil