Debate sobre circulação de táxis em corredores de ônibus em São Paulo fica para janeiro

16/12/2013 - 17h23

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse hoje (16) que a circulação de táxis nos corredores de ônibus será discutida em janeiro de 2014. Atualmente, os táxis podem usar as faixas exclusivas quando transportam passageiros. No entanto, um estudo da Secretaria Municipal de Transporte, apresentado em novembro, mostra que os táxis contribuem para a diminuição da velocidade e do desempenho dos ônibus nos corredores.

Segundo o prefeito, o tema será discutido em uma reunião dos conselhos Municipal de Transporte e da Cidade, órgãos consultivos da administração municipal. “O nosso objetivo é abrir os dados, não omitir da população as informações, para que a cidade nos ajude a tomar a melhor decisão”, destacou. “Os taxistas podem ficar tranquilos, nós não vamos tomar nenhuma decisão sem ouvir a sociedade”, acrescentou ao receber as chaves do Hospital Santa Marina, na zonal sul.

Um grupo de aproximadamente 80 taxistas, segundo estimativa da Polícia Militar, fez durante toda a manhã de hoje (16) um protesto para reivindicar, entre outros pontos, a liberação das faixas exclusivas de ônibus para os táxis, mesmo sem passageiro. Após percorrer avenidas importantes da cidade, como a Paulista e a 23 de Maio, eles chegaram ao Viaduto do Chá por volta das 12h20, onde fica a sede da prefeitura. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o viaduto só foi completamente liberado às 14h30.

Após o protesto, a Secretaria Municipal de Transportes chegou a anunciar para amanhã (17) uma reunião para discutir a circulação dos táxis nos corredores. Haddad disse, entretanto, que a pasta pediu mais alguns dias para anunciar oficialmente os dados sobre a velocidade e desempenho dos veículos nas faixas exclusivas.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil