Marrocos e Argentina sediarão os próximos fóruns mundiais de direitos humanos

13/12/2013 - 14h53

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Marrocos será o país a sediar o 2º Fórum Mundial dos Direitos Humanos em dezembro de 2014. O 3º Fórum, em 2015, será na Argentina.  O representante do Marrocos, Ahmed Harzenni, agradeceu o governo brasileiro e parabenizou os participantes. Em português, o marroquino disse: "Viva os direitos humanos e a amizade entre os países".

O membro do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos (IPPDH), Victor Abramovich em nome da Argentina, agradeceu o Brasil e ressaltou a cooperação entre os países.

A criação do Sistema de Nacional de Combate à Tortura e a convocação da 1ª Conferência Nacional de Direitos Humanos em 2015 foram citados hoje (13) como os principais resultados do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) pela ministra da secretaria dos Direirtos Humanos, Maria do Rosário. De acordo com ela a ampla participação da sociedade civil, de instituições de defesa do direitos humanos e do governo foi outro marco do encontro.

Ao longo da semana foram debatidas diversas questões relacionadas aos direitos humanos - como combate à tortura, direito de minorias, violência policial, redução da maioridade penal, direito dos povos indígenas, violência sexual, segurança na internet e reforma do Estado.

Edição:  Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil