Moradores do Complexo do Alemão estão apreensivos com o risco de desabamento de casas

11/12/2013 - 20h35

 

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os moradores da comunidade Palmeiras, no Complexo do Alemão, na zona da Leopoldina do Rio de Janeiro, estão assustados. Vinte famílias da localidade estão desalojadas. Por causa da chuva forte da noite de ontem (10), as casas da Rua Torres estão comprometidas e o asfalto em algumas partes da via está rachado. A situação se agravou na tarde de hoje (11).

A casa de Vantuil Pereira da Costa, onde moram, além dele, sete pessoas, entre elas quatro crianças, corre o risco de desabar. “A minha casa corre o risco de cair a qualquer momento, levar tudo que está dentro e, inclusive, atingir as casas que estão em baixo e as do lado”, disse à Agência Brasil.

Vantuil levou para a rua alguns eletrodomésticos para evitar a perda, mas não conseguiu salvar tudo. “Tirei geladeira e mais alguma coisa que a vizinha deixou eu botar na casa dela, mas o resto ficou porque não tem como tirar. Não adianta deixar do lado de fora porque a chuva estraga”, lamentou.

Marco Antônio Gomes também está apreensivo com a situação em que se encontra a sua moradia. “A minha casa está toda rachada. Ela é colada à casa do Vantuil. A tendência é cair as três. O barro em baixo das colunas desabou”, explicou ressaltando que irá dormir na casa de parentes.

Na mesma rua mora Ironeide Carlos Teixeira. Ela saiu cedo da casa quando viu que a água começa a invadir a residência. “Acordei com o pessoal falando na rua, e vi que a minha cozinha estava entrando água. Aí eu peguei os documentos, com medo, e vim para a rua”, disse. Ironeide manifestava preocupação com o marido João Lopes do Santos que saiu às 4h para a obra onde trabalha e às 17h ainda não tinha voltado. Ela não sabia onde ia passar a noite.

Ainda no Complexo do Alemão, 23 famílias das localidades da Matinha e dos Mineiros foram desalojadas após deslizamento de terra. Todas as casas estão com risco de desabamento. A maioria dos moradores fez o registro na Vila Olímpica Carlos Castilho, na Estrada do Itararé, em uma das entradas da comunidade. A prefeitura orientou os moradores com casas em risco de desabamento para que se dirijam à Vila Olímpica e procurar as assistentes sociais e os agentes da Defesa Civil.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil