Dois soldados franceses são mortos em conflito na República Centro-Africana

10/12/2013 - 13h37

Da Agência Brasil*

Brasília - Dois soldados franceses foram mortos nesta madrugada na capital da República Centro-Africana (RCA), Bangui, informou hoje (10) a Presidência da França, ao reportar as primeiras baixas desde o envio de tropas francesas para o país, na semana passada.

"É com muita tristeza que o presidente tomou conhecimento das mortes em combate de dois soldados franceses esta noite em Bangui", informou o comunicado.

As tropas francesas estão na RCA desde o último fim de semana, quando começaram a desarmar grupos rebeldes. Na última sexta-feira (6), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução que permite a intervenção de forças internacionais no país.

A França enviou 1,6 mil soldados para a sua antiga colônia, que mergulhou no caos desde que grupos rebeldes tomaram o poder, havendo relatos de violações de direitos humanos e mortes em lugares públicos. Esta é a segunda vez que tropas francesas são enviadas à África este ano.

O presidente francês, Francois Hollande, que está na África do Sul para as cerimônias em homenagem ao líder Nelson Mandela, viaja hoje para Bangui.

Desde março, a RCA passa por uma crise causada pela substituição do então presidente François Bozizé pelo líder da coligação rebelde Seleka, de maioria muçulmana, Michael Djotodia. Os conflitos se intensificaram nas últimas semanas.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil