Credenciamento de guia turístico fica mais ágil no Rio

10/12/2013 - 20h25

 

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A partir de agora, os guias de turismo do estado do Rio de Janeiro terão mais facilidade para obter o credenciamento profissional. O anúncio foi feito hoje (10) pelo secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, durante a entrega de 100 carteiras aos profissionais na sede da secretaria. Ele informou que as carteiras, antes emitidas pelo Ministério do Turismo, agora também serão concedidas pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

No processo anterior, os guias fluminenses esperavam em média dois anos para conseguir a credencial. De acordo com o secretário, a demora ocorria por uma questão burocrática e pela falta de modernização do sistema. "Era um processo arcaico, a verdade é essa. Tinha o preenchimento das modelagens, muita coisa para ser preenchida de maneira física. Existia pouca ação da internet e das mídias digitais no processo”, disse Ronald Ázaro.

Segundo o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur-RJ), atualmente, em todo o estado existem 3.750 profissionais credenciados, número que corresponde a 27% dos guias de todo o país. Com a ação, uma parceria com o Ministério de Turismo, os profissionais poderão conseguir suas carteiras em um prazo de sete a 30 dias. Para o secretário, a diminuição de tempo contribui para o enfraquecimento dos guias "piratas", como são chamados aqueles que não têm a carteira.

A guia turística Elizabeth Assad, de 53 anos, que buscou sua carteira no evento, comemorou a rapidez na entrega do documento. "Acho que é mais uma conquista, é um avanço muito grande para a nossa cidade, às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas”, disse.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil