Trem do Samba vai reunir mais de 400 mil pessoas, dizem organizadores

30/11/2013 - 16h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Trem do Samba, tradicional evento que marca o dia nacional do gênero musical, espera receber mais de 400 mil pessoas este ano, segundo a expectativa dos organizadores. Realizada desde 1991, a festa reúne cantores, músicos e populares em rodas de samba dentro das composições da linha ferroviária urbana da região metropolitana do Rio.

A novidade deste ano é que os usuários de smartphones poderão fazer download gratuito do aplicativo ITremsamba, que servirá como guia de bolso da festa. Entre as funcionalidades da ferramenta estão a possibilidade de definir sua agenda fazendo a seleção de shows favoritos, o mapa de Oswaldo Cruz por pontos de interesse entre palcos, rodas de samba e a tenda do saber, espaço dedicado a palestras e debates sobre samba.

Na próxima segunda-feira (2), quando se comemora o Dia Nacional do Samba, a festa contará com uma série de shows, que serão realizados em Oswaldo Cruz. No dia 7, quatro trens e 32 vagões estarão reservados para levar o público ao bairro. Cada composição terá oito vagões com diversas atrações, como Clube do Samba, Sambalegre e Bloco Manga Preta. A Supervia, concessionária que administra os trens, informou que cerca de 15 mil pessoas devem utilizar o serviço no dia do evento.

De acordo com o idelizador da festa, o sambista Marquinhos Oswaldo Cruz, o Trem do Samba é o maior festival de música tradicional do país. "A intenção é promover a interação entre os grandes nomes do samba e o público, além de levar conhecimento por meio do resgate dessa cultura. O que nós estamos fazendo é uma recriação das rodas tradicionais, que foram esquecidas ao longo do tempo", disse.

O evento é gratuito, incluindo a entrada nos trens no dia 7. Os organizadores, no entanto, pedem 1 quilo de alimento não perecível, ajudando a garantir 1 milhão e 800 mil refeições para cerca de 300 asilos, creches e orfanatos. No último ano, o evento arrecadou mais de 2,5 toneladas de alimentos.

A programação completa da festa pode ser consultada no site www.tremdosamba.com.br

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil