Fusão entre homem e animal é tema da mostra no Rio

30/11/2013 - 14h40

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- A relação entre homem e animal é tema da mostra Criatura Imaginárias, que abre hoje (30) no Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro. Por meio de 18 peças do artista pernambucano Manoel Galdino (1929-1996), a exposição dialoga com leituras da cultura popular e contemporânea para fusão entre seres humanos e animais, frequente na cultura brasileira.

Dentre as 23 peças da exposição, 18 são de Galdino e integram o acervo do museu. As demais são obras de Angelo Venosa, Cristina Salgado e Eliane Duarte, que estavam sob guarda do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), parceiro da mostra na Casa do Pontal. O artista contemporâneo Zé Carlos Garcia também cedeu uma peça de seu próprio acervo para a mostra.

De acordo com a diretora do museu e curadora da exposição, Angela Macelani, entre os destaques da exposição estão uma peça de barro, de cerca de 1 metro, de autoria de Galdino, chamada Monstro e uma obra da artista Cristina Salgado, de 1,2 metro, denominada Mulher Observadora, que é uma leitura de um “cão fêmea”, com olhos espalhados por todo o corpo.

“Todas as obras abordam as fronteiras entre homem e bicho. De alguma forma: que corpo comum é esse [animal ou humano] que temos? São seres ambíguos metade gente, metade bicho, que compartilham um mundo humanizado, ou animalizado, digamos assim, que são questões fortes nas lendas da cultura brasileira, por exemplo”, disse a curadora, que é antropóloga.

Uma estrutura de Angelo Venosa, que usa ossos na composição, também está entre as peças mais instigantes, segundo a curadora. “É uma estrutura leve, oca, de 2 metros, que parece recoberta por uma pele. São ossos não-humanos que nos evocam a lembrança da transitoriedade de qualquer vida, inclusive uma vida humana”, disse Angela sobre a peça, que não tem nome.

A mostra Criaturas Imaginárias segue aberta ao público até o dia 30 de março, de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 17h.  Os ingressos custam R$ 4, a inteira, e R$ 2, a meia. O Museu Casa do Pontal fica na Estrada do Pontal, 3.295, no Recreio, zona oeste do Rio.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil