Resolução que revoga mudanças na composição da Câmara faz prevalecer Constituição, Marco Aurélio

28/11/2013 - 19h50

 

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, disse que a Câmara dos Deputados fez prevalecer a Constituição Federal ao aprovar, ontem (27), o projeto de resolução do Congresso Nacional que revogou decisão da corte que alterava o número de deputados por estado.

Marco Aurélio já havia se pronunciado contra a ideia de mudar a divisão de cadeiras da Câmara quando o assunto foi julgado no TSE. Naquela ocasião, a maioria dos ministros acompanhou o voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, e deu provimento ao pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas que pedia a redivisão das bancadas parlamentares, fazendo com que alguns estados perdessem vagas na Câmara e outros ganhassem. A decisão também teve efeito sobre a composição das assembleias legislativas e da Câmara do Distrito Federal.

Marco Aurélio Mello disse ainda que a decisão do TSE foi administrativa e não jurisdicional e que, por isso, a resolução do Congresso tem poder para revertê-la. O texto aprovado ontem pela Câmara já havia sido aprovado também no Senado e segue agora para promulgação.

O estado que mais ganharia, se as alterações fossem mantidas, seria o Pará, que teria quatro deputados a mais a partir de 2015. A Paraíba e o Piauí seriam os que mais perderiam, com dois deputados a menos.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil