Praga em lavoura deixa Goiás e Minas Gerais em estado de emergência fitossanitária

27/11/2013 - 10h54

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Depois da Bahia e de Mato Grosso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou também Goiás e Minas Gerais em estado de emergência fitossanitária devido à lagarta Helicoverpa armigera. O inseto que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. A portaria do ministério está publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.

O estado de Goiás teve todo o território declarado em estado emergencial. Em Minas Gerais, algumas cidades apresentam risco, como Araguari, Paracatu, Patos de Minas, São João Del Rei, Três Corações, Três Marias e Unaí.

Com a medida, os locais estabelecidos na portaria publicada nesta quarta-feira poderão adotar ações emergenciais para o manejo integrado da lagarta, como o vazio sanitário, proibindo o plantio de determinadas culturas agrícolas durante um tempo, a implantação de áreas de refúgio e a destruição de restos de culturas. Além disso, fica permitida a importação de produtos agrotóxicos com substância Benzoato de Emamectina como ingrediente ativo, desde que o uso siga as orientações da portaria, e as propriedades sejam acompanhadas por fiscalização.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil