Ministério da Saúde reforça Força Nacional do SUS para temporada de chuvas

26/11/2013 - 19h32

Aline Valcarenghi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde reforçou a Força Nacional do SUS (FN-SUS) para a temporada das chuvas, quando há risco de enchentes em vários estados brasileiros. Para a assistência às populações necessitadas, a pasta preparou 200 kits de medicamentos e insumos, cada uma com capacidade para atender a 1.500 pessoas em um mês de assistência. A ação da FN-SUS pode ser solicitada tanto pelo gestor local, quanto pelo governo federal por meio do Ministério da Integração Nacional.

Quase 1.500 voluntários estão preparados para atuar em condições de desassistência, surtos epidêmicos e apoio à gestão, trabalho necessário em situações de desastres naturais. Durante o ano, a FN-SUS também ampliou sua infraestrutura com a aquisição de seis módulos para montagem de hospitais de campanha. Os hospitais têm acessórios como ar-condicionado, gerador elétrico, pias e telefone. A estrutura pode ser utilizada em até três situações de desastres naturais simultaneamente.

Criada em novembro de 2011 para atender a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico, a FN-SUS atuou em 18 missões desde sua criação. Foram seis relacionadas a desastres naturais, quatro de assistência, sete de apoio à gestão local e uma relacionada à tragédia, o incêndio da Boate Kiss, que aconteceu em janeiro deste ano em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil