Tombini participa de fórum sobre inclusão financeira

03/11/2013 - 11h45

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Começa nesta segunda-feira (4), em Fortaleza, o Quinto Fórum do Banco Central (BC) sobre Inclusão Financeira. O encontro de periodicidade anual terá foco na importância da educação, proteção e inovação para uma inclusão financeira de qualidade. Os itens serão destacados pelo presidente do banco, Alexandre Tombini, no discurso de abertura do fórum, no Centro de Eventos do Ceará.

Além do governador Cid Gomes e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foram convidados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barreto.

Durante três dias, representantes de instituições financeiras, do setor educacional, de organismos governamentais, operadores de microfinanças e fomentadores de educação financeira vão discutir as melhores formas de inclusão financeira. Preocupa o fato de o endividamento das famílias com o sistema bancário ter aumentado constantemente, chegando a 45,36% em setembro, segundo dados do BC.

No último dia do fórum, quarta-feira (6), o diretor de Política Econômica do BC, Hamilton Araújo, divulgará o Boletim Regional – publicação trimestral com indicadores sobre operações de crédito em nível nacional, mas com enfoque regional, desta vez dando ênfase à economia do Nordeste.

Estão previstas atividades paralelas ao fórum do BC, como o lançamento do quinto volume do livro Serviços Financeiros, da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas, do Sebrae. No livro, o diretor de Cadastro Positivo do Sebrae, Laércio de Oliveira Pinto, destaca que o acesso ao crédito é essencial para o desenvolvimento da economia, mas a falta de garantias e informações sobre pessoas e empresas – especialmente micro e pequenas – tende a reduzir ou burocratizar a concessão, imobilizando o mercado.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil