Haddad diz que esquema de corrupção pode ter mais envolvidos

31/10/2013 - 17h21

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O prefeito Fernando Haddad disse hoje (31) que a fraude no recolhimento do Imposto Sobre Serviços foi descoberta por meio de um inédito cruzamento de dados de todos os servidores da prefeitura, combinando o que é declarado com o que de fato ele possui. “Foi a partir do cruzamento que descobrimos a quadrilha, que está encarcerada e prestando depoimento para que saibamos se há mais pessoas envolvidas”, disse.

Quatro funcionários da Subsecretaria da Receita da prefeitura de São Paulo foram presos, acusados de desvio de R$ 200 milhões nos últimos três anos. As detenções decorreram de uma operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual, após investigação feita em conjunto com a Controladoria-Geral do Município de São Paulo.

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos servidores, assim como nas sedes das empresas ligadas ao esquema de corrupção. Os acusados eram investigados há cerca de seis meses pelos crimes de corrupção, concussão, lavagem de dinheiro, advogacia administrativa e formação de quadrilha.

Para Haddad, o número de pessoas presas pode não ficar apenas nos quatro detidos na quarta-feira. “Eles podem dar detalhes e isso expandir a rede. Além disso, vamos chamar as empresas, porque elas têm que prestar esclarecimentos sobre as condições em que se submeteram a essa prática”, disse sem citar os nomes das empresas envolvidas.

O prefeito ressaltou que a intenção agora é recuperar os recursos desviados. “Os bens dos envolvidos estão bloqueados. Todos os carros, pousadas, hotéis, apartamentos de luxo, tudo está bloqueado. E, ao fim do processo, pode voltar para o Poder Público”.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil