Chefe da NSA nega acusações de espionagem de aliados na Europa

30/10/2013 - 16h38

Da Agência Brasil

Brasília – O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Keith Alexander, disse hoje (30) que as recentes denúncias veiculadas pela imprensa internacional de que os norte-americanos espionam aliados europeus não são verdadeiras.

"As afirmações de repórteres na França, na Espanha, na Itália, de que a NSA interceptou dezenas de milhões de telefonemas, são completamente falsas", disse Alexander, em uma audiência no comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados.

O chefe da agência explicou que as informações são de agências de inteligência estrangeiras, geralmente coletadas fora da Europa.

"Essas não são informações que coletamos de cidadãos europeus", disse, informando, ainda, que a mídia europeia interpretou mal os documentos secretos divulgados pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden.

Na mesma audiência no Congresso, o chefe de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, disse que os serviços de inteligência norte-americanos não espionam indiscriminadamente os cidadãos de qualquer país.

"Nós não espionamos ninguém, exceto por motivos válidos de inteligência externa", explicou. Clapper pediu, ainda, que os parlamentares não reajam de forma exagerada ao que tem sido divulgado e minem os programas contra o terrorismo.

* Com informações da agência de notícia da China, Xinhua

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil