BNDES vai financiar até 70% dos investimentos dos concessionários de Confins e do Galeão

30/10/2013 - 19h03

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar até 70% dos investimentos de longo prazo dos futuros concessionários do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) e do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim. O leilão está previsto para o dia 22 de novembro próximo.

As condições para o financiamento de longo prazo foram anunciadas hoje (30) pelo BNDES, a fim de permitir que as empresas interessadas em participar da disputa elaborem suas propostas. Os vencedores do leilão também poderão solicitar ao BNDES empréstimo-ponte (financiamento com o objetivo de agilizar investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo).

De acordo com as condições financeiras estabelecidas, o financiamento a ser concedido terá prazo total de 240 meses para cada uma das unidades aeroportuárias. O custo financeiro será Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 5% ao ano, ou cesta de moedas. A escolha ficará a critério da empresa.

Segundo a assessoria de imprensa do BNDES, no caso do empréstimo-ponte, o prazo será definido em função do tempo necessário para a estruturação da operação de financiamento de longo prazo, e estará limitado à data estimada pelo banco para entrada em operação comercial do projeto ou à data da primeira liberação de recursos do empréstimo de longo prazo.

A participação máxima do BNDES poderá ser ampliada mediante a subscrição de debêntures de infraestrutura, por sua subsidiária BNDES Participações (BNDESPar).

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil