Ventos de mais de 130 quilômetros por hora atingiram o Reino Unido

28/10/2013 - 9h12

Da Agência Brasil *

Brasília - O Reino Unido enfrentou hoje (28) a pior tempestade dos últimos dez anos com ventos de mais de 130 quilômetros por hora (km/h). Um jovem está desaparecido. No Oeste da França, cerca de 10 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Essa primeira tempestade de outono já deixou sem energia mais de 10 mil pessoas na Bretanha, região francesa afetada por ventos de mais de 133 km/h.

No Reino Unido, as autoridades alertaram para ventos fortes que poderão causar quedas de árvores, danos em edifícios, cortes de eletricidade e perturbações nos transportes depois de a tempestade ter atingido a costa sudoeste do país na noite de ontem (27), quando as fortes chuvas começaram a ser registradas. Não está descartada a possibilidade de inundações e ventos entre 100 km/h e 130 km/h.

O Sul do Reino Unido está em alerta laranja, o terceiro mais elevado em uma escala de quatro níveis. Várias empresas suspenderam hoje serviços ferroviários em Londres e os aeroportos da cidade anunciaram que haverá perturbações no tráfego. O Aeroporto de Heathrow prevê o cancelamento de cerca de 30 voos. Diversas empresas que fazem a travessia da capital inglesa pelo Canal da Mancha e para a Irlanda também cancelaram os serviços nesta segunda-feira.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Marcos Chagas