Semana Nacional da Ciência e Tecnologia mostrou relação entre pesquisa e esporte

27/10/2013 - 16h51

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Terminou hoje (27) a décima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013), desenvolvida simultaneamente nas maiores cidades brasileiras, com exposições técnicas e palestras de atletas profissionais e pesquisadores. “Houve grande resposta do público e dos participantes, superando todas as expectativas”, segundo Oswaldo Duarte Filho, secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do governo federal.

O secretário disse hoje que a temática da SNCT 2013 - Ciência, Saúde e Esporte - foi “feliz e envolvente”, e o evento contou com a participação de quase 600 cidades e mais de 900 instituições ligadas ao tema. “Mais do que em qualquer outra época”, acrescentou, e para dar tempo a que mais instituições se engajem no processo, ele anunciou que o edital para a SNCT 2014 já está aberto, e que o tema será Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.

O secretário destacou que o envolvimento de atletas renomados, de diferentes modalidades esportivas, contribuiu sensivelmente para levar mais público aos stands da exposição. Caso, por exemplo, da palestra dada por Maurren Maggi, medalha de ouro no salto triplo, com a marca de 7,04 metros nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, que falou sobre a importância da tecnologia e da inovação para melhorar a performance dos atletas, em qualquer modalidade.

Oswaldo Duarte ressaltou a participação das Forças Armadas na SNCT 2013, com a exposição de maquinário e tecnologia que atraíram bom público, como no caso de Brasília, que recebeu mais de 100 mil visitantes. Ele destacou ainda que, além dos ministérios envolvidos diretamente na operacionalização da SNCT – Educação, Saúde, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, além do de Ciência, Tecnologia e Inovação – o governo local também “teve participação decisiva”, especialmente com a Novacap.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil