Cimeira do Conselho Europeu deve discutir espionagem dos EUA à França e Alemanha

24/10/2013 - 12h45

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil *

Brasília – Líderes da União Europeia estão reunidos hoje (24) em Bruxelas, na Bélgica, para discutir propostas para reforçar a economia digital, implementar a união bancária e coordenar políticas econômicas e de apoio ao emprego. As recentes denúncias de espionagem dos Estados Unidos à França e à Alemanha deverão ser um dos focos da Cimeira do Conselho Europeu, que vai até amanhã (25). Há informações de que o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, se reunirão à margem do encontro para discutir a interceptação de dados telefônicos de ambos os países.

Hoje, a Alemanha divulgou comunicado informando que os Estados Unidos teriam monitorado ligações do celular de Angela Merkel. A chanceler telefonou ao presidente norte-americano, Barack Obama, que negou a espionagem.

Também nesta semana, o jornal Le Monde divulgou informações de que mais de 70 milhões de ligações telefônicas da França foram interceptadas pelos Estados Unidos entre o final de 2012 e o começo de 2013, assim como as comunicações das representações diplomáticas francesas em Washington e nas Nações Unidas (ONU), em Nova York.

A reunião de cúpula dos líderes europeus está marcada para as 17h (13h, horário de Brasília) e o primeiro tema a ser debatido será economia digital, aumento da competitividade tecnológica e inovação – especialmente em relação aos Estados Unidos e à China.

Na reunião tripartite de alto-nível sobre temas sociais realizada nesta manhã na capital belga, anteriormente ao início da Cúpula, as discussões focaram o fortalecimento da dimensão social da união monetária europeia, na coordenação de políticas de emprego e na inclusão da sociedade civil nos debates do bloco.

"A dimensão social é impossível sem diálogo social próprio", disse a ministra de Previdência Social e Trabalho da Lituânia, Algimanta Pabedinskienė, país que preside o Conselho da União Europeia neste semestre. A reunião foi presidida pela presidenta da Lituânia, Dalia Grybauskaitė – líder do Estado-Membro da UE na presidência do Conselho da União Europeia; pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy; e pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

"As considerações socioeconômicas têm de ser mais proeminentes nas estruturas da governança econômica e os parceiros sociais, em nível europeu e nacional, têm de se envolver mais neste processo", explicou José Manuel Durão Barroso.

À noite, haverá um jantar com a presença do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, em que serão avaliadas as medidas de apoio ao emprego de jovens na região, de implementação do mecanismo único de supervisão e resolução de crises, e os fundos de apoio aos bancos europeus. Sobre a coordenação de políticas econômicas, não são esperadas medidas decisivas, pois os países aguardam definições no Executivo da Alemanha, que teve eleições recentemente e ainda está com o governo em formação.

Amanhã (25), os líderes deverão discutir em sessão a questão dos fluxos migratórios para a Europa, cujos debates foram intensificados nas últimas semanas devido aos acidentes na área próxima à Ilha de Lampedusa, na costa da Itália.

* Com informações da Agência Lusa    //   Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil