Mutirão de cirurgias beneficia 30 pacientes em Manaus

23/10/2013 - 12h25

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Médicos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) estão em Manaus para fazer cirurgias em joelhos de 30 pacientes que aguardavam na fila da Secretaria de Saúde do estado. As cirurgias acontecerão até sexta-feira (25) na Fundação Hospitalar Adriano Jorge. É a quarta vez que a equipe do Into realiza um mutirão de operações, em 2013, no estado.

O grupo é formado por 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O procedimento feito é a artroplastia primária de joelho, uma cirurgia para colocar prótese em articulação desgastada. A iniciativa faz parte do Projeto Suporte, responsável por 100 procedimentos em dez anos.

Na ação, a Secretaria de Saúde de Manaus disponibilizou o hospital para que as cirurgias sejam feitas. a equipe do Into, por sua vez, fornece todo o material necessário para a operação, como implantes e próteses. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos do estado.

O coordenador do projeto, José Luiz Ramalho, disse que os pacientes beneficiados com a cirurgia estavam na fila de espera da Secretaria de Saúde. “Pegamos os 30 primeiros da fila da secretaria. Essa é uma cirurgia que se fosse feita em um hospital particular, seria muito cara”.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil