Programa Caminhos da Reportagem ganha menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog

22/10/2013 - 17h52

Da Agência Brasil

Brasília - O programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil recebe pela segunda vez consecutiva a menção honrosa do prêmio jornalístico Vladimir Herzog para a categoria Documentário de TV, com a reportagem Carandiru, as Marcas da Violência. O episódio foi exibido pela primeira vez em outubro de 2012, quando o massacre de presos completou 20 anos. A entrega dos diplomas à equipe será hoje (22) em São Paulo. No ano passado, o Caminhos da Reportagem recebeu o Vladimir Herzog com a reportagem Crimes da Ditadura e a menção honrosa pela reportagem A Mão de Obra Escrava Urbana

Carandiru, as Marcas da Violência relata as várias versões do massacre de 111 presos durante uma ação da Polícia Militar paulista para acabar com uma rebelião no Presídio do Carandiru. Entre os entrevistados estão sobreviventes, parentes de vítimas e ex-funcionários.

O programa apresenta ainda declarações de Luiz Antônio Fleury, governador de São Paulo na época do massacre; a advogada dos policiais militares réus no processo; e a cantora e dançarina Rita Cadillac, conhecida como a madrinha dos detentos. O perito Osvaldo Negrini fala das dificuldades que enfrentou para entrar nos pavilhões e exercer o seu trabalho e das cenas de horror que viu.

O Prêmio Vladimir Herzog foi criado pelo Comitê Brasileiro de Anistia de Minas Gerais, em 1977, dois anos após o assassinato do jornalista nas dependências do Destacamento de Operações de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), em São Paulo. O objetivo da premiação é denunciar as diversas formas de repressão e defender os direitos humanos. A menção honrosa é conferida a um trabalho por categoria, a critério da comissão organizadora.

Carandiru, as Marcas da Violência

Reportagem: Aline Beckstein, Fernanda Balsalobre, Gustavo Minari

Produção: Alessandra Valenti, Betania Dutra, Luana Ibelli, Mayara Lopes, Neila Carvalho, Renato Rocha, Vivian Carneiro

Imagens: Décio Ciappini, Amâncio Ronque, Anderson Barreto, Eduardo Viné, Luís Araujo, Marco Aurélio, Sérgio Meirelles

Auxiliares: Luís Fernando, Eduardo Braz, Paulo César, Rodrigo Costa, Rodrigo Matos

Videografia: Peterson Isidoro

Edição de imagens: Jorge Carvalho e Marcos Cabral

Finalização: Jorge Carvalho

Edição de texto e Direção: Bianca Vasconcellos 

O documentário está disponível na internet e será reprisado nesta quinta-feira (24), às 22h, na TV Brasil

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil