Para EPE, modelo de partilha garante ganhos mesmo que leilão tenha só uma proposta

21/10/2013 - 14h34

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, afirmou hoje (21) que o modelo de partilha elaborado para a exploração do pré-sal garante ganhos ao Brasil mesmo que apenas uma proposta seja apresentada hoje (21) no leilão do Campo de Libra, marcado para as 15h.

"O mais importante é que as condições garantam o sucesso para a União. [As condições] já são suficientes para esse sucesso, mesmo que haja apenas um consórcio interessado", disse o presidente da EPE, referindo-se ao bônus de assinatura de R$ 15 bilhões que os vencedores terão que depositar, à participação mínima de 30% da Petrobras no consórcio e aos pelo menos 41,65% do lucro-óleo – excedente de petróleo, após o desconto do custo para produzi-lo, que a União receberá na exploração do campo.

Tolmasquim destacou também que o fato de a Petrobras ser a operadora garante que a indústria nacional fornecerá os equipamentos para a exploração e que universidades brasileiras farão as pesquisas. "A Petrobras ter a exclusividade na exploração traz essa vantagem. Ela é que ganha o conhecimento da área e esse conhecimento é um patrimônio que fica com uma empresa nacional. Ela que fará as encomendas às indústrias nacionais e às universidades nacionais, garantindo um efeito positivo para o país".

Para Tolmasquim, o fato de a União ter petróleo e não apenas recursos gerados a partir da comercialização, dá ao país uma vantagem em relação ao modelo de concessão. "É uma grande diferença, em relação a ter apenas os recursos da venda do petróleo. Garante um poder geopolítico e estratégico ao país. Isso é importante em termos de comércio exterior", concluiu.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil