Estudantes da Unicamp desocupam prédio da reitoria

21/10/2013 - 15h02

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desocuparam hoje (21) o prédio da reitoria, ocupado desde o dia 3 de outubro. Segundo a Unicamp, a desocupação ocorreu de forma pacífica, sem incidentes. Neste momento, estudantes e uma comissão fazem uma vistoria no prédio para avaliar as condições do local. A data de desocupação foi decidida pelos próprios estudantes em assembleia realizada na última quarta-feira (16).

No dia 4 de outubro, o juiz Wagner Roby Gídaro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, no interior de São Paulo, concedeu a reintegração de posse do prédio, solicitada pela reitoria. Na decisão, o juiz disse que a ação deveria ser precedida de uma tentativa de consenso e diálogo entre a instituição e os estudantes e que essa tentativa só seria substituída pelo uso da força em última instância.

Os estudantes que ocuparam o prédio da reitoria reivindicam principalmente a retirada da Polícia Militar do campus, cuja presença foi autorizada desde que um estudante foi morto a facadas em uma festa ocorrida na universidade, no mês passado.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil