Fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre neste fim de semana

19/10/2013 - 19h03

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Estudantes de todo o país participam da terceira e última fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) neste fim de semana. Os vencedores poderão participar do processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. Amanhã (20), as provas começam às 14h (horário de Brasília), em todo o país, com término às 18h30. A lista com os vencedores será publicada em dezembro no site da OBM (www.obm.org.br).

Os estudantes do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) fazem uma prova discursiva com cinco questões a serem resolvidas em até quatro horas e meia. Os alunos do nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), do nível 3 (ensino médio) e do nível universitário (graduação) fazem duas provas discursivas, com três questões em cada dia.

Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dará início ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática.

Em Brasília, 48 alunos fizeram a prova no departamento de matemática na Universidade de Brasília (UnB). Nathália Oliveira Pereira, de 12 anos, aluna do 8º ano do Colégio Militar, espera ganhar uma medalha. “Se for de ouro, melhor ainda,” disse. Ela é medalhista de ouro em duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e ganhou menção honrosa na OBM do ano passado. “Matemática sempre foi minha matéria favorita. Eu me preparo muito para as provas.”

Para Vítor Amor Wolfgram, de 16 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio do Colégio Podiom, só o fato de chegar à reta final já é um grande feito. “A prova é muito difícil. O nível é mais alto que o da prova do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica]”.

A OBM é realizada desde 1979. Os objetivos são estimular o estudo da matemática, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, onde estão os melhores estudantes de cada país na área.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil