Chipre autoriza base para peritos que atuam na destruição de armas químicas da Síria

18/10/2013 - 13h04

Da Agência Lusa

Nicósia - O governo de Chipre confirmou hoje (19) autorização para o estabelecimento de uma base no seu território para os peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) envolvidos na destruição de armas químicas na Síria. “O Conselho de Ministros ratificou o acordo entre a República de Chipre e a Opaq [Organização para a Proibição de Armas Químicas] sobre o estabelecimento de uma base de apoio à missão conjunta ONU-Opaq”, informou o governo.

O governo de Chipre acrescentou que a decisão facilitará “a segurança e a condução das atividades da missão conjunta”. A base foi estabelecida em zona desativada do antigo aeroporto de Nicósia para permitir que os inspetores se desloquem à Síria, a 220 quilômetros da ilha mediterrânea.

“A decisão das Nações Unidas de estabelecer uma base em Chipre para a missão demonstra o papel revalorizado e estabilizador de Chipre na região”, explicou o comunicado.

No início de outubro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu estabelecimento de uma zona de trânsito e de uma base em Chipre para os cerca de 100 membros da missão. O Chipre havia participado há dez anos como zona de trânsito para peritos em desarmamento que, na época, foram deslocados ao Iraque.