Senado anuncia acordo sobre teto da dívida norte-americana

16/10/2013 - 16h09

Da Agência Lusa

Washington - O líder da maioria democrata do Senado dos Estados Unidos, Harry Reid, anunciou hoje (15) a conclusão, com o Partido Republicano, de um acordo que permite subir o teto da dívida pública norte-americana. O compromisso também prevê a reabertura imediata das agências federais parcialmente fechadas desde 1º de outubro.

O acordo inclui ainda a convocação de uma comissão para negociar o Orçamento para 2014. Segundo Mitch McConnell, líder da minoria republicana, a votação no Senado poderá ocorrer ainda hoje, evitando assim uma situação de descumprimento.

A paralisação parcial da administração federal norte-americana, devido à falta de um acordo sobre o Orçamento no Congresso entre democratas e republicanos, entrou hoje no 16º dia.

O limite máximo da dívida autorizado pelo Congresso norte-americano é US$ 16,699 trilhões. Esse limite foi ultrapassado em 17 de maio e, desde então, o Departamento do Tesouro tem coberto os compromissos com manobras contabilísticas, atrasos nos pagamentos e transferências de fundos que se esgotam na quinta-feira (17).