Manifestantes detidos no Rio fazem exame de corpo de delito

16/10/2013 - 17h10

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Manifestantes detidos estão sendo encaminhados durante todo o dia de hoje (16) ao Instituto Médico-Legal (IML), no centro da cidade, para fazer exame de corpo de delito. Os jovens foram detidos ontem (15).

O professor da rede pública e estudante de direção teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deo Luíz, 25 anos, nega que tenha participado de atos de vandalismo. “Meu trajeto é seriíssimo, é com a educação, é uma mentira, uma fraude e vai se comprovar”, declarou. “Estava limpando a Câmara Municipal quando fui preso”, disse.

O repórter fotográfico de uma mídia independente, Ruy Barros, 23 anos, detido pela primeira vez, disse que foi acusado de ter provocado incêndio e crimes de roubo e à segurança nacional. “Estávamos na escadaria da Câmara [dos Vereadores], quando o Choque [Tropa de Choque da Polícia Militar] invadiu, junto com os alfanuméricos e fizeram uma barreira e um cordão fechando a escadaria para que ninguém saísse. Enquadraram umas 200 pessoas e mandaram a gente para a delegacia da Ilha do Governador e estamos aqui desde a meia-noite”, comentou.

Isabel Lucena criticou o fato de o filho Diego Lucena, estudante de propaganda e marketing, 25 anos, ter sido colocado em um camburão algemado depois de ter feito o exame de corpo de delito.

“Ele nunca havia ido a uma manifestação. Estava com amigos sentado na escadaria da Câmara gritando palavras de ordem, sem nenhuma pedra, um pau, nada. E agora me falaram que vão mandá-lo para um presídio em Guaxindiba [região metropolitana], que talvez fique lá quatro dias, não sei o que fazer”, disse.

A assessoria da Polícia Civil informou que ainda está apurando o número de presos e os crimes cometidos. Também por nota, a Polícia Militar (PM) informou que foram conduzidas às delegacias mais de 180 pessoas. A PM disse que, por volta das 23h, pessoas que estavam agredindo policiais militares se dirigiram para a escadaria da Câmara dos Vereadores.

“Os PMs realizaram um cerco à Câmara detendo todas as pessoas que se encontravam nas escadarias”, diz a nota. “Cinco ônibus com detidos, inclusive menores, foram encaminhados para as seguintes delegacias: 12ª, 17ª, 19ª, 22ª, 25ª, 29ª e 37ª DP”, informou. O número total de autuados está sendo contabilizado e quais serão enquadrados como crime organizado.
 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil