Motoristas de vans ocupam prédio da Secretaria de Transportes do Rio

14/10/2013 - 20h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um grupo de motoristas de vans da Favela Rio das Pedras, na zona oeste da capital fluminense, ocupou na tarde de hoje (14), por cerca de três horas, o prédio da Secretaria Municipal de Transportes, em Botafogo, zona sul da cidade. Eles protestam contra a diminuição do número de veículos do transporte alternativo em circulação na comunidade. Os motoristas pediam uma audiência com o secretário Carlos Osório. O delegado Cláudio Ferraz, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, se reuniu com os manifestantes e marcou uma nova audiência para quarta-feira (16).

Por volta das 13h, o grupo fazia uma manifestação pacífica em frente à sede da secretaria, quando decidiu ocupar o prédio. A Polícia Militar foi acionada e enviou reforços para o local. Os motoristas deixaram a sede por volta das 16h. Os representantes da categoria decidiram fazer uma assembleia amanhã (15), na qual pretendem elaborar a pauta de reivindicações, incluindo novas rotas para a circulação das vans.

Pela manhã, os motoristas protestaram contra o novo esquema de circulação de transporte alternativo na região da zona oeste, que diminuiu o número veículos em circulação. Eles interromperam vias importantes da cidade por mais de uma hora, além de atearem fogo a entulhos e pedaços de madeira próximo à comunidade Rio das Pedras. O protesto causou um grande congestionamento na zona oeste. Antes da proibição, 1,2 mil vans circulavam pela região, que agora conta com 392  veículos.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil