Marinha diz que são 8 até o momento os mortos em naufrágio no Amapá

13/10/2013 - 13h50

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Marinha divulgou hoje (13) que oito pessoas morreram no naufrágio da embarcação na orla de Macapá que ocorreu na manhã de ontem (12). O número de vítimas é menor do que o divulgado ontem pelo Corpo de Bombeiros, que informou que 12 pessoas haviam morrido no acidente.

A embarcação Capitão Reis 1 naufragou por volta das 11h, nas proximidades do Igarapé das Pedrinhas, no Amapá, quando retornava à cidade de Santana, a cerca de 20 quilômetros de Macapá, depois de fazer o percurso da procissão fluvial em comemoração ao Círio de Nazaré.

As equipes da Capitania dos Portos, responsável pelos trabalhos de busca e resgate, encerraram as atividades na noite de ontem e retomaram os trabalhos no local às 6h30 de hoje, com uma lancha e o apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. De acordo com a assessoria do órgão, as buscas vão continuar até que não haja informação sobre a busca de parentes por desaparecidos.

Segundo a capitania, ainda não é possível saber quantas pessoas estavam a bordo quando a embarcação naufragou. O barco foi vistoriado pela capitania antes de partir para o círio e foram confirmadas as condições regulares, documentação e número máximo de pessoas a bordo: três tripulantes e 40 passageiros.

Há suspeitas de que durante o círio mais passageiros embarcaram, o que pode ter provocado o naufrágio. Quando as equipes da Marinha chegaram ao local, a maioria dos tripulantes e passageiros já tinham sido recolhida por outras embarcações que retornavam da procissão fluvial, o que dificulta um levantamento preciso sem que sejam concluídas as investigações.

A Capitania dos Portos instaurou inquérito sobre o acidente para apurar as causas do naufrágio. As investigações devem ser concluídas em 90 dias.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil