Exposições, teatro, música e literatura na Virada Cultural do CCBB em Brasília

13/10/2013 - 17h45

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na capital federal, encerra hoje (13), às 21h, a jornada de 36 horas de programações ininterruptas da Virada Cultural. O evento reuniu apresentações teatrais, folclóricas, do Clube do Choro, Orquestra Barroca de Brasília, leitura de poesias, além de acesso gratuito às exposições, entre elas Mestres do Renascimento.

A exposição traz pela primeira vez a Brasília telas de pintores renascentistas que estão divididas de acordo com as cidades italianas, onde foram produzidas: Florença, Roma, Milão e Veneza. São quadros de mestres como Rafael, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e Ticiano, entre outros. Não há visitas guiadas, mas os visitantes podem recorrer à ajuda de tutores preparados para tirar dúvidas ao longo de toda a exposição. O acesso de pessoas é feito em grupo por vez. A medida e para garantir a manutenção da temperatura, que tem que ser mantida constante, para não prejudicar as pinturas. Por isso, visitante terá que aguardar na fila para entrar.

Ao longo do domingo, a Virada Cultural do CCBB também apresenta uma programação voltada para as crianças, caso das oficinas educativas que reuniram Julia Barreiro, de 6 anos, e Sophia Miranda, de 4 anos, para um dia de diversão ao ar livre.

“Elas brincaram no parquinho, viram apresentação folclórica do bumba meu boi, participaram da leitura de poesias, pintaram, e quando a gente fala em ir embora, elas não querem. Tá sendo um dia cheio de cosias gostosas”, disse a mãe de Julia, Juracy Lobo. Ela declarou ainda que a filha gosta muito dos programas culturais e que sempre procura levá-la aos que têm apelo lúdico.

Tatiana Miranda, mãe de Sophia, que também levou a filha para as atividades culturais do CCBB, disse que Sophia não acha cansativo assistir às apresentações ou visitar exposições de arte. “Não acho que a criança ache ruim. Talvez não dê para visitar a exposição inteira, mas ela sempre gosta”, declarou.

O Programa Educativo do CCBB prevê a possibilidade do agendamento de turmas de escolas e instituições durante a semana e é aberto para crianças de qualquer idade. Ela prevê oficinas com oras táteis, pinturas, colagem, desenho, teatro e leitura.

As apresentações de música e cinema também continuam ao longo das próximas semanas na programação normal do centro cultural. A compra de ingressos pode ser feita na bilheteria local. O CCBB também tem ampla área verde e jardins, onde podem ser feitos piqueniques e passeios. A Virada Cultural foi promovida para comemorar, além do Dia da Criança, os 205 anos do Banco do Brasil e os 13 anos do CCBB em Brasília.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil