Manifestantes bloqueiam vias de comunidade da zona oeste do Rio

12/10/2013 - 15h22

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Motoristas de vans da comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, fizeram hoje (12) mais uma manifestação. Eles bloquearam ruas e atearam fogo a pedaços de madeira, borracha e entulho no início da manhã.

As vias de acesso à comunidade, para quem vem da Barra da Tijuca, ficaram fechadas por cerca de uma hora, segundo a Polícia Militar (PM). O protesto só terminou pouco antes do meio-dia.

Agentes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) chegaram ao local depois do protesto para apagar o fogo e retirar o entulho do meio da rua. Moradores e policiais disseram que, apesar do bloqueio das vias, não houve confronto entre manifestante e PMs.

Ontem (11) os motoristas de van já haviam feito um protesto semelhante, com bloqueio de vias da comunidade. Os manifestantes protestaram contra a medida da prefeitura de restringir a circulação de vans autorizadas pela zona oeste da cidade a partir de hoje. Apenas 392 vans estão autorizadas, das mais de mil existentes na região. Além disso, elas não poderão circular por algumas avenidas.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a frota de ônibus foi reforçada para suprir a redução do número de vans. O objetivo das mudanças, segundo a secretaria, é melhorar a qualidade do serviço prestado à população nas áreas mais carentes de transporte coletivo, oferecendo segurança, conforto e regularidade. Devido à manifestação, no entanto, ônibus não circulavam pelo Rio das Pedras no início da tarde de hoje.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil