Controle de radiação vai ser reforçado em Fukushima

12/10/2013 - 15h49

Da Agência Lusa

Tóquio – A empresa gestora da central nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power (Tepco), vai reforçar o controle dos níveis de radiação no porto em frente aos reatores, depois de ter detectado um aumento das substâncias radioativas nessa zona.

A Tepco vai conduzir, durante uma semana, controles diários de radiação em cinco pontos diferentes do porto, situado em frente aos reatores, informou a companhia. Essa decisão surgiu depois de ter sido detectado, em julho, um aumento das substâncias radioativas na água do mar do porto para níveis de radiação que chegaram a 160 becqueréis por litro de Césio 137, enquanto o limite legal é 90.

Os técnicos da Tepco consideram que este aumento dos níveis de radiação pode estar relacionado aos trabalhos realizados na zona do Reator 2 para evitar mais fugas de água contaminada para o mar. Além do aumento dos níveis de radiação e das fugas de água contaminada, a Tepco registrou, em apenas uma semana, quatro incidentes provocados por erros humanos, o que gerou fortes críticas por parte da Autoridade de Regulação Nuclear japonesa.