Polícia Civil faz busca em mata perto da Favela da Rocinha, mas não encontra corpo de Amarildo

11/10/2013 - 19h36

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A operação de busca, feita hoje (11) pela Polícia Civil fluminense, não conseguiu localizar o corpo do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. Durante quatro horas, 30 policiais civis e 40 homens do Corpo de Bombeiros vasculharam uma área de floresta nas proximidades da Favela da Rocinha, na zona sul da capital fluminense, sem encontrar qualquer vestígio. Amarildo está desaparecido desde 14 de julho, depois de ser levado por policiais militares (PMs) para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

A delegada Elen Souto, da Divisão de Homicídios, responsável pela operação, disse que as buscas desta sexta-feira foram feitas com base em informações de moradores da favela de que o corpo possivelmente estaria perto de uma represa na região. “A Divisão de Homicídios retornou à localidade da Rocinha visando a complementar as buscas feitas anteriormente tanto pela 15ª Delegacia Policial como pela própria Divisão de Homicídios”, disse. De acordo com a delegada, foram vasculhadas as áreas das represas do Laborioux e da Dioneia, saindo do Parque Ecológico, onde fica a UPP.

Apesar de a operação não ter encontrado o corpo do ajudante de pedreiro, Elen Souto garantiu que o trabalho de busca vai continuar. “Não conseguimos encontrar nada. Mas eu gostaria de esclarecer que, enquanto houver informação sobre a possível localização dos restos mortais do Amarildo, a Divisão de Homicídio fará operações”.

De acordo com ela, ainda não há qualquer encaminhamento sobre a possibilidade de delação premiada, para o caso de algum policial militar indiciado no inquérito aceitar colaborar com as investigações. A delegada confirmou que houve pressão por parte do major Edson dos Santos, então comandante da UPP, para que os PMs envolvidos mantivessem a mesma versão da história. “Nosso trabalho de inteligência revelou que os advogados eram indicados pelo major Edson, com o objetivo de controlar o que os policiais falavam na Divisão de Homicídios. Isso está no trabalho de inteligência, plenamente provado”, disse.

O coronel José Albucacys, do Grupamento de Busca e Salvamento da Barra da Tijuca, que também participou da operação de busca, informou que uma das represas foi esvaziada para facilitar o trabalho. A outra represa era pequena, mas foi necessário usar os mergulhadores. “Nosso mergulhador fez a varredura em toda a represa, constatou que tinha 0,5 metro de lodo, a gente levantou o lodo e não encontrou nada”. O coronel disse ainda que dois cães também foram usados nas buscas.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil