França deve expulsar mais de 21 mil imigrantes ilegais até o fim do ano

09/10/2013 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo da França deverá expulsar mais de 21 mil imigrantes ilegais até o final do ano, segundo estimativas baseadas em dados do Ministério do Interior francês. Até setembro, 18.126 imigrantes ilegais foram expulsos do país. A maior parte deles é romena. Imigrantes da África, do Oriente Médio e da Romênia aumentaram a procura pela França nos últimos anos.

Em 2012, houve 21.841 expulsões forçadas na França. Pelos dados oficiais, os romenos representaram 18% das expulsões. No ano passado, mais de 12 mil pessoas que estavam em situação irregular no país, de acordo com especialistas, aproveitaram a ajuda de retorno humanitário (volta ao país de origem) – que era de 300 euros e passou para 30 euros no final de 2012.

Integrantes do governo, que tem como presidente François Hollande, informaram que o valor da ajuda humanitária foi reduzido para deixar de ter o efeito de incentivo de viagens de ida e volta. Os dados atualizados do governo brasileiro indicam que há 21.056 brasileiros vivendo na França. Porém, os números não englobam os ilegais.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Talita Cavalcante